Coronavírus e pacientes oncológicos: quais as principais orientações?

Você está localizado em: Home » Artigos » Coronavírus e pacientes oncológicos: quais as principais orientações?

19/03/2020

O momento é sério: temos uma pandemia, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou, já temos a transmissão comunitária do coronavírus em nosso país, mas não há motivo para pânico!

Teremos sim um aumento de casos nas próximas semanas, a maioria serão leves ou até mesmo sem sintomas.

Coronavírus e pacientes oncológicos

Pacientes oncológicos merecem uma atenção especial: portadores de leucemia, linfomas, pacientes transplantados e paciente com diagnóstico de tumores sólidos em quimioterapia, imunobiológicos ou imunoterapia, notadamente idosos, mas não são todos que estão imunossuprimidos e por consequência, sob maior risco. E mesmo esses não devem entrar em pânico. Muitos fazem anti-hormônios e/ou estão apenas em controle periódico, com risco igual ao da população em geral.

Estamos em contato com infectologistas quais são as melhores recomendações no momento, mas com a velocidade das notícias, novas recomendações terão de ser atualizadas.

Recomendações

Algumas recomendações práticas, a partir de agora, devem ser feitas para pacientes oncológicos, em especial em quimioterapia:

1. Evitar cumprimentos com as mãos, abraçar, beijar, em especial pessoas que não são íntimas. Cumprimentou? Lave a mão ou use álcool gel logo que possível. Evitar colocar a mão em “superfícies” potencialmente perigosas como maçanetas, portas, corrimões, botões de elevador etc., especialmente em locais públicos;
  2. Evitar visitas hospitalares e se possível não venha com vários acompanhantes em consulta; evitar ir à emergência por problemas simples;
  3. Devemos falar à “exaustão” sobre a importância da lavagem corretas das mãos e a “etiqueta” de tosse e espirro, protegendo com o cotovelo, super necessária neste momento;
  4. Não recomendamos no momento a corrida desenfreada para compra de máscaras, mas se for necessário usar transportes públicos e locais com aglomerações, esses pacientes devem usar máscara;
  5. Priorizar os compromissos sociais ou não essenciais, evitando aglomerações e deslocamentos desnecessários; isso vale para uma missa, culto ou sinagoga lotados, cinemas e shoppings muito cheios, shows, jogos de futebol, concertos, etc.;
  6. Adiar consultas e exames muito simples de rotina, reduzindo a exposição aos serviços de saúde, recepções de clínicas e hospitais;
  7. Fazer a vacinação para influenza/H1N1, se o médico liberar;
  8. Não interromper sob nenhuma hipótese seu tratamento oncológico;
  9. Evitar contato com pessoas sabidamente portadoras de sintomas respiratórios;
  10. Evitar contato com pessoas que acabaram de chegar do exterior, mesmo sem sintomas.

Se tiver sintomas gripais leves, coriza, febre, tosse seca e falta de ar, deve ser recomendado ao paciente que entre em contato com o médico para avaliar a necessidade de procurar o sistema de saúde.

Se não for obrigatório/necessário, pode ser avaliada a realização do teste para o Covid-19 em casa, embora os planos de saúde ainda não cubram o teste por RT-PCR (em breve cubrirão, conforme decisão da ANS recente ainda não regulamentada).

Fiquem atentos a novas instruções e não compartilhem “fake news”!

Fonte: Portal PEBMED