Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Estudo relaciona consumo de gorduras trans a risco de ter câncer de ovário

Você está localizado em: Home » Notícias » Estudo relaciona consumo de gorduras trans a risco de ter câncer de ovário



07/07/2020

 

Os ácidos graxos trans, encontrados em alimentos industrializados e processados, podem estar associados ao maior risco de desenvolver câncer de ovário. A informação da Iarc (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer) foi divulgada, na última quinta-feira (2), pela revista especializada Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. A agência faz parte da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo o estudo, a maior ingestão de ácidos graxos trans, como os encontrados em frituras, podem estar associados a um maior risco de desenvolver câncer de ovário.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram uma pesquisa de fatores de risco na qual isolaram 1.486 casos de câncer de ovário para investigar a associação entre ingestão individual de ácidos graxos e o risco de desenvolver a doença.

Os ácidos graxos trans industriais já eram conhecidos por causar obesidade e à inflamação. Condições de fatores de risco para o câncer de ovário. Daí, os pesquisadores creem que essa relação pode explicar, pelo menos em parte, a associação entre esses ácidos graxos e o tipo de câncer.

Em 2018, foi confirmado um total de 295.414 novos casos e 184.799 mortes em todo o mundo. O câncer do ovário é o oitavo mais comum e a oitava maior causa de morte de mulheres.

Prevenção

De acordo com a Iarc, devido ao aumento da incidência de câncer de ovário em todo o mundo "são urgentemente necessárias estratégias de prevenção". Mas até o momento foram identificados poucos fatores que podem ser evitáveis.

Para o chefe da seção de nutrição e metabolismo da Iarc, Marc Gunter, essas novas descobertas estão alinhadas com a recomendação da OMS de eliminar os ácidos graxos trans industriais dos alimentos.

O especialista defende que o novo estudo fornece novas evidências de que a redução no consumo de alimentos industrializados, incluindo a chamada fast food, poderia ajudar a baixar o risco de câncer de ovário e várias outras doenças crônicas.

Fonte: ViveBem Uol

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001