Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Exames genéticos oferecem possibilidade de tratamento personalizado a pacientes com câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » Exames genéticos oferecem possibilidade de tratamento personalizado a pacientes com câncer



26/02/2020

 

Todos os tipos de câncer têm uma característica em comum: são causados por alterações genéticas que acontecem no interior das células, levando a uma cadeia de reprodução anormal que resulta na doença. Por isso, com os avanços da ciência, as terapias que envolvem a genética têm despontado como poderosas aliadas nos tratamentos oncológicos.

Exames modernos que analisam alterações genéticas são capazes de traçar todo o perfil do tumor no organismo, e, assim, oferecer um prognóstico totalmente personalizado para cada paciente. Os testes podem, inclusive, auxiliar na prevenção do aparecimento de tumores em pessoas que tenham tendência hereditária a desenvolver a doença.

Esses procedimentos são feitos em laboratórios especializados numa área conhecida como oncologia molecular. Desde 2013, o Paraná conta com um espaço que é referência no setor. O Mantis Diagnósticos Avançados se localiza no bairro Hugo Lange, em Curitiba, e nasceu com o objetivo de proporcionar a oportunidade de que pacientes possam ter seu perfil genético tumoral mapeado por meio de exames moleculares.

Dessa forma, é possível oferecer uma assistência norteada pela chamada medicina personalizada, que sugere um tratamento individual de acordo com as particularidades de cada caso, incluindo a indicação de drogas-alvo e processos terapêuticos sob medida. Isso assegura que as intervenções médicas sejam mais eficientes e efetivas.

Conheça alguns dos exames genéticos que podem ser realizados no Mantis
Ao todo, o Mantis está preparado para realizar mais de 50 tipos diferentes de exames voltados à análise de genomas que aprimoram as estratégias da equipe médica para tratar e prevenir tumores.

Um dos procedimentos mais requisitados que pode ser realizado pelo laboratório é a biópsia líquida. O teste é uma maneira moderna e não invasiva de rastrear o DNA tumoral circulante (ctDNA) – o material genético do câncer, que pode ser detectado em fluídos corporais como o sangue.

O método permite que a doença seja analisada na impossibilidade da biópsia do tumor, proporcionando o tratamento e aumentando as possibilidades de cura. Além disso, o exame também ajuda a identificar quais drogas terão respostas mais satisfatórias, assegurando que o paciente seja exposto somente ao melhor recurso terapêutico para sua condição. Para isso, há um diálogo entre a equipe do Mantis e os médicos que acompanham o caso. A partir dessa conversa, o grupo multidisciplinar chega a um consenso sobre a opção ideal para cada pessoa.

A lista completa de procedimentos que são realizados pelo laboratório estão disponíveis no site da instituição. Para realizar um agendamento ou tirar dúvidas sobre a realização de exames, basta entrar em contato com o Mantis Diagnósticos Avançados pelo telefone (41) 3046-5300 ou pelo WhatsApp (41) 98444-2693.

Fonte: Gazeta do Povo

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001