Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

A importância da fisioterapia oncológica para pacientes com câncer

Você está localizado em: Home » Notícias » A importância da fisioterapia oncológica para pacientes com câncer



Pacientes em tratamento contra o câncer necessitam de cuidados variados, que incluem equipe médica e de enfermagem, acompanhamento psicológico e atividades de reabilitação. Dentro dessa equipe multidisciplinar, o trabalho do fisioterapeuta é essencial. A fisioterapia oncológica inclui a prevenção, promoção, tratamento e a recuperação da saúde, com ênfase na qualidade de vida do paciente.

Durante o tratamento é comum que os pacientes fiquem debilitados, sintomas como náuseas, falta de apetite, problemas na pele e perda de cabelo são bastante comuns. Mas, dificuldade respiratórias, de locomoção, lesões e outras sequelas podem dificultar ainda mais a volta à rotina. Por isso, a atuação de profissionais especializados em fisioterapia oncológica possibilita a retomada de atividades do dia a dia, melhorando a autoestima e a condição física e mental. 

O fisioterapeuta oncológico vai atuar de forma a minimizar e prevenir os efeitos colaterais causados pelos tratamentos de radio, quimio ou hormonioterapia. Além disso, os cuidados antes, durante e no pós-operatório também devem contar com a assistência desse profissional. Complicações respiratórias, linfáticas, circulatórios e motoras costumam surgir nesse período, além da dor, uma das principais queixas de quem está tratando um câncer.

 

Por que fazer uma especialização em fisioterapia oncológica?

O atendimento integral aos pacientes em tratamento precisa contar com o trabalho de profissionais especializados em fisioterapia oncológica. Isso porque existem complicações que podem, inclusive, interromper o tratamento. Mas, que podem ser minimizadas ou até evitadas com a atuação do fisioterapeuta. 

O fisioterapeuta especializado em oncologia é capaz de avaliar as limitações e definir tratamentos, em conjunto com outros profissionais, as atividades que melhor se adequam à necessidade de cada paciente. Dentre os recursos utilizados estão a terapia manual, para tratar, por exemplo: falta de mobilidade articular e pontos de tensão muscular. Recursos terapêuticos também podem reduzir efeitos colaterais e complicações do tratamento.

A especialização na área vai dar ao profissional de fisioterapia as condições para atuar com crianças, adolescentes, adultos e idosos em qualquer fase do tratamento oncológico, inclusive naqueles casos em que o câncer é irreversível. Além de trabalhar para reabilitar o paciente de maneira funcional, a fisioterapia oncológica vai promover uma melhoria na qualidade de vida, durante e após o tratamento.

 

Pós-graduação do Instituto Oncofisio é referência no mercado

Voltado para profissionais com ensino superior completo em fisioterapia, a pós-graduação em fisioterapia em oncologia do Instituto Oncofisio oferece aos alunos conhecimento sobre a utilização de métodos fisioterapêuticos na oncologia e as suas implicações. Além de abordar as formas de tratamento, tipos de cânceres e cuidados paliativos para cada um deles.

A especialização dura, em média, 18 meses, e conta também com estágios Instituto Oncofisio e visitas técnicas no GRAACC - onde os alunos vivenciam a rotina de atendimentos em adultos e crianças. Além de uma plataforma do aluno exclusiva da Interfisio e grupo de discussão em oncologia de whatsApp com as coordenadoras Dra Anke Bergmann e Dra Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi, fisioterapeutas oncológicas reconhecidas em todo o País.

 

Se você já é formado e deseja atuar nesta área, invista em conhecimento. Faça uma pós-graduação em fisioterapia oncológica e esteja preparado para o mercado de trabalho e para os desafios da profissão. 


Clique aqui e saiba mais!

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001