Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Áreas de atuação do fisioterapeuta: tendências e insights

Você está localizado em: Home » Notícias » Áreas de atuação do fisioterapeuta: tendências e insights



Nos últimos anos o rápido avanço da tecnologia está entre os principais fatores que influenciaram diretamente as mudanças no mercado de trabalho. Enquanto algumas profissões deixam de existir, outras ganham cada vez mais relevância e destaque no mercado de trabalho. Entre as áreas de atuação com maior demanda por profissionais, estão o segmento de tecnologia e as carreiras ligadas à saúde e bem-estar. 

O aumento da expectativa de vida da população e a crescente preocupação com a saúde e hábitos de vida mais saudáveis têm impulsionado a procura por fisioterapeutas. A carreira está entre as que mais oferecem possibilidades de atuação. Isso porque a fisioterapia tem uma diversidade de especialidades que atendem desde um atendimento preventivo, passando pelo tratamento e reabilitação, sempre visando o bem-estar dos pacientes. 

Durante a pandemia da Covid-19 houve um aumento expressivo na contratação destes profissionais. Segundo levantamento da Catho, as vagas para fisioterapeuta respiratório cresceram 4.480% no período em relação ao ano passado, ocupando o topo do ranking das profissões com maior demanda durante a pandemia. Em segundo lugar, estão os fisioterapeutas hospitalares, que registraram aumento de 1,5% na oferta de vagas.

 

Conheça as principais áreas de atuação do fisioterapeuta

Quem está no início da trajetória profissional, com certeza já reparou que são inúmeras as possibilidades de atuação. Nesse momento, é essencial aliar os desejos pessoais com os planos para o futuro, considerando também, as tendências e insights para os próximos anos. Conheça algumas das especialidades em que o fisioterapeuta pode atuar:

 

Fisioterapia desportiva

É uma especialidade focada em ações específicas para atletas, profissionais ou não, na busca por tratamento ou prevenção de lesões e/ou traumatismos. O objetivo é garantir que o atleta consiga praticar suas atividades de forma saudável ou ainda aprimorar o seu desempenho.

 

Fisioterapia do trabalho

O fisioterapeuta do trabalho é responsável por manter a saúde do trabalhador em dia. Ele atua na prevenção de lesões, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais e na recuperação de problemas decorrentes da atividade profissional. 

 

Fisioterapia em acupuntura

Corresponde à aplicação da acupuntura aos problemas de saúde que são objeto da fisioterapia enquanto técnica e teorias específicas.

 

Fisioterapia neurofuncional

É a área da fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso, tais como paraplegias, parkinsonismo, polineuropatias e doenças do neurônio motor, por exemplo.

 

Fisioterapia aquática

É a terapia realizada em uma piscina aquecida, preparada e adaptada para utilizar os benefícios e efeitos físicos e fisiológicos da água (flutuação e pressão hidrostática) no processo de reabilitação.

 

Fisioterapia cardiovascular 

É um dos tratamentos essenciais na reabilitação de pacientes portadores de cardiopatia. Utiliza exercícios de baixa intensidade, com foco na prevenção de complicações no quadro clínico e, também, no controle do estresse em relação aos fatores de risco desse tipo de doença.

 

Fisioterapia dermatofuncional

Esse segmento une o bem-estar físico e estético dos pacientes. O fisioterapeuta dermatofuncional está apto para atuar com tratamentos de celulites, estrias, flacidez, gordura localizada e ações em períodos pré e pós-operatório.

 

Fisioterapia em oncologia

Atua de forma bastante abrangente na sintomatologia dos pacientes oncológicos, tendo como objetivo prevenir, tratar e minimizar os distúrbios e sequelas causados pelo tratamento oncológico, buscando a manutenção de qualidade de vida.

 

Fisioterapia traumato-ortopédica

Tem foco na investigação, prevenção e tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos. Ela também atua no processo de reabilitação de traumas, fraturas, entorses ligamentares, amputações e lesões musculares.

 

Fisioterapia em quiropraxia

O fisioterapeuta quiropraxista, ou quiropráxico, é o profissional que busca a promoção da saúde por meio da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajustes e/ou manipulações, principalmente da coluna vertebral.

 

Fisioterapia em terapia intensiva 

Especialidade no cuidado ao paciente crítico. Atua na aplicação de técnicas fisioterápicas e cuidados com a via aérea artificial como o manuseio de tecnologia de assistência ventilatória mecânica invasiva e não invasiva. 

 

Fisioterapia em osteopatia

A osteopatia privilegia o contato das mãos com o corpo. Os fisioterapeutas têm um vasto campo das técnicas manuais para levar aos pacientes novas formas de tratamento, mais simples e eficazes. 

 

Fisioterapia em gerontologia 

É uma das áreas da fisioterapia responsáveis pelo tratamento de idosos, tem a função de oferecer mais qualidade de vida à população idosa, promovendo saúde ou implementando tratamentos que visem uma vida saudável e autônoma.



Estudar e manter-se atualizado é fundamental na fisioterapia

O cenário positivo para os profissionais de fisioterapia também é uma oportunidade para atualizar o currículo. Investir em uma especialização na área é um diferencial para o fisioterapeuta, tanto na hora de ingressar no mercado de trabalho quanto para prestar um atendimento de excelência.

O Instituto Oncofisio oferece capacitação e treinamentos na área da fisioterapia, são cursos presenciais e online que abordam diferentes temáticas importantes para o profissional da área. Além dos cursos de especialização, o Oncofisio também oferta a pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia.

 

Ficou interessado? Acesse aqui e saiba mais!

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001