Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Como estruturar o seu consultório de fisioterapia em oncologia

Você está localizado em: Home » Notícias » Como estruturar o seu consultório de fisioterapia em oncologia



Você é fisioterapeuta e deseja otimizar o atendimento da sua clínica ou consultório de fisioterapia em oncologia? Quer montar seu próprio espaço de atendimento? Veja boas práticas e confira uma dica de curso online do Oncoexperts.

 

Ter um negócio próprio é um desafio em qualquer profissão. Além de exigir as habilidades técnicas do profissional no atendimento diário aos clientes, a gestão do espaço é condição essencial para seu funcionamento.

 

Quem atua dentro da fisioterapia oncológica, por exemplo, pode enfrentar dificuldades na estruturação de uma clínica. Isso porque existe uma série de padrões a serem atendidos, bem como um grande leque de serviços que devem ser oferecidos para garantir o tratamento adequado aos pacientes.

 

Confira a seguir algumas das boas práticas necessárias para se obter sucesso na estruturação da sua clínica de fisioterapia em oncologia.

 

Estrutura de uma clínica de fisioterapia em oncologia

 

O diferencial de um consultório ou clínica de fisioterapia voltado para pacientes oncológicos é que o fisioterapeuta trata patologias muito específicas - que não as mesmas que são vistas nas clínicas gerais de fisioterapia. Por conta disso, é preciso contar com uma estrutura adequada a esse tipo de tratamento.

 

Além disso, o principal objetivo dessa especialidade é melhorar a condição física do paciente, atenuando problemas relacionados à cirurgia oncológica, quimioterapia e radioterapia - principais tratamentos utilizados no combate ao câncer, mas que podem trazer uma série de efeitos ao organismo dos pacientes.

 

Vale lembrar que o número de pacientes oncológicos vem aumentando cada vez mais e que a perspectiva é de que uma em cada três pessoas terá câncer ao longo da vida. Ou seja, em algum momento esses pacientes vão precisar de algum tipo de tratamento oncológico, e consequentemente, de fisioterapia para se restabelecer desses procedimentos.

 

Especialidades atendidas

 

Entre as áreas de atuação em um consultório de fisioterapia oncológica destaca-se o atendimento de pacientes que passaram por tratamentos dos cânceres de próstata e de mama.

 

Outras especialidades atendidas são os pacientes ginecológicos e de tumores de cabeça e pescoço.

 

Levando em conta a demanda do setor, uma dica para profissionais que estão entrando na área de fisioterapia oncológica é se especializar primeiro em câncer de mama, por exemplo, e ter recursos para atender esses pacientes.

 

Equipamentos necessários

 

Ainda no caso do tratamento de pacientes de câncer de mama, o fisioterapeuta não precisa de muitos equipamentos para atuar. Maca, bastão, faixas elásticas e pesos são alguns itens essenciais, além, é claro, das próprias mãos.

 

Outro equipamento importante para uma clínica de fisioterapia é o laser. Trata-se de um recurso indispensável para quem trabalha com oncologia, uma vez que é o equipamento que mais trata todas as disfunções do câncer e o que tem mais evidências científicas a respeito da sua eficácia e da sua segurança em pacientes oncológicos.

 

Por fim, o recurso mais indispensável para o fisioterapeuta que está começando um consultório é o conhecimento. Embora não seja necessário tanto investimento em material e equipamento para atender esses pacientes, é fundamental que o profissional invista em especialização.

 


Dicas para estruturar um consultório de fisioterapia em oncologia

 

Se você pensa em ter uma clínica de fisioterapia para atender pacientes oncológicos, deve saber que existem algumas boas práticas para sua estruturação e atendimento. Veja três dicas abaixo:

 

Tratamentos oferecidos

 

Por ser uma doença abrangente, que pode comprometer diversas áreas do corpo, há uma série de exigências no tratamento fisioterapêutico. Isso significa que a clínica deve estar pronta para tratamentos variados.

 

No entanto, como vimos anteriormente, focar em áreas com uma demanda maior pode ser uma boa estratégia na hora de montar uma clínica.

 

Leia também: Áreas de atuação do fisioterapeuta: tendências e insights

 

Precificação

 

Em relação a precificação, os valores praticados devem levar em consideração:

 

- custos fixos;
- custos variáveis
- custos de investimento em formação profissional

 

É a partir desses dados que o fisioterapeuta consegue saber quanto custa sua hora de trabalho e qual porcentagem precisa ganhar em cima disso para ter lucro. O profissional pode então fazer a cobrança no modelo que achar mais viável, seja por meio de atendimentos avulsos ou por fechamento de um programa de tratamento do paciente.

 


Marketing

 

O avanço da tecnologia permitiu que as empresas alcançassem um número cada vez maior de potenciais clientes para seus negócios. Isso acontece graças a recursos como as redes sociais e os e-mails marketing. Juntos a uma estratégia bem definida, é possível se comunicar com os clientes-alvo do espaço e, assim, ampliar a rede de atendimento.

 


Importante: Existem várias formas de começar a atuar na fisioterapia oncológica e ter o próprio espaço nem sempre é viável economicamente. Sublocação, divisão de sala, trabalhar por porcentagem também são outros métodos pelos quais o fisioterapeuta consegue começar a atender pacientes oncológicos sem precisar investir na locação ou na compra de um local próprio de atendimento.

 

 

Curso online: Estruturando a sua clínica de fisioterapia em oncologia

 

Se você quer montar sua própria clínica fisioterápica focada em pacientes oncológicos, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer, a Oncoexperts oferece o curso online - Estruturando a sua clínica de fisioterapia em oncologia no dia 19 de janeiro.

 

O curso é comandado pela Dra. Jaqueline Baiocchi, doutora em Oncologia pelo AC Camargo Cancer Center, vice presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (2017-2021) e que acumula uma série de especializações na área, além de atuar como coordenadora de pós-graduação em fisioterapia oncológica na Interfisio.

 

Totalmente online, o curso tem duração de três horas e aborda pontos importantes, como a estrutura necessária para o atendimento aos pacientes, quais as principais patologias e os recursos indispensáveis para atendê-las. Além disso, ele reúne dicas e informações sobre precificação e marketing.

 

Crédito da imagem: Fitness foto criado por freepik - br.freepik.com

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001