Acupuntura reduz efeitos colaterais no tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Você está localizado em: Home » Artigos » Acupuntura reduz efeitos colaterais no tratamento do câncer de cabeça e pescoço

O distúrbio chamado de xerostomia prejudica a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que cria dificuldades de comer, falar e dormir, ao mesmo tempo, aumentando o risco de infecções orais.

Para o trabalho, os pesquisadores examinaram 86 pacientes com carcinoma da nasofaringe. Quarenta pacientes foram aleatoriamente encaminhados para a acupuntura e 46 para o atendimento padrão. Aqueles no grupo da acupuntura receberam a terapia três vezes por semana durante o curso de sete semanas de radioterapia. Os pacientes foram avaliados antes da radioterapia, semanalmente durante a radioterapia, e novamente um e seis meses depois.

Os resultados foram baseados em dados provenientes de dois questionários de autopreenchimento e da avaliação do fluxo de saliva real. Pacientes completaram o Questionário de Xerostomia (XQ), uma pesquisa de oito itens que avalia sintomas compatíveis com a condição. Pontuações em XQ menores de 30 corresponderam a sintomas leves ou nenhuma presença de xerostomia.

Segundo os pesquisadores, os resultados mostraram diferenças entre os grupos já na terceira semana. As maiores diferenças, no entanto, foram vistas após o término da radioterapia, e os resultados persistiram.
Um mês após o término da radioterapia, 54,3% do grupo da acupuntura relataram pontuações superiores a 30 no relatório XQ, comparados a 86,1% no grupo controle. Seis meses após a radioterapia, os números caíram para 24,1% no grupo da acupuntura e 63,6% no grupo controle, que ainda relatou sintomas de xerostomia.

Taxas de fluxo de saliva também foram maiores no grupo da acupuntura, a partir de três semanas de radioterapia e persistindo durante todos os meses de acompanhamento.
Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores afirmam que estudos adicionais são necessários para determinar os mecanismos por trás dos benefícios da acupuntura".

Fonte: Isaude.net