Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Centro Boldrini participa de pesquisa mundial sobre câncer em crianças

Você está localizado em: Home » Notícias » Centro Boldrini participa de pesquisa mundial sobre câncer em crianças



05/08/14

O Centro Infantil Boldrini, em Campinas (SP), será o único hospital do Brasil a participar de uma pesquisa mundial sobre as possíveis causas do câncer em crianças. Uma estrutura na instituição, que é referência no tratamento da doença na infância, está sendo montada para estocar amostras de sangue de 100 mil pais e bebês recém-nascidos da região, que serão acompanhados por equipes de médicos até completarem18 anos.

Segundo a presidente do Boldrini e responsável pela pesquisa no Brasil, Sílvia Brandalise, todos os fatores da vida dos pais e dos bebês serão avaliados. "O hábito dos pais e o meio onde o pai vive, o aspecto cultural, tem importância principalmente no momento da gestação. Porque tem doenças que aparecem intraútero", explica Silvia.

A notícia da participação do Boldrini será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (6) durante o Fórum Permanente Sobre Meio Ambiente e Câncer da Criança, que tem o apoio da Organização Mundial da Saúde e acontece na própria instituição. O estudo vai monitorar mais de um milhão de crianças no mundo todo.

Pesquisa baseada em questionários
O Boldrini está em fase de preparação para a pesquisa de campo, prevista para começar dentro de 45 dias. O próximo passo será nos postos de saúde, onde gestantes serão convidadas a participar do estudo. As mulheres deverão responder a dois questionários sobre os seis primeiros meses de gestação com informações sobre os pais da criança. Após o nascimento, outros questionários deverão ser preenchidos pelos pais quando a criança tiver 6 meses e depois com um ano e meio. Se ela desenvolver câncer ao longo da vida, os pesquisadores serão avisados.

O laboratório onde os dados serão reunidos já existe e foi equipado com freezers para estocar as amostras de sangue das mães e dos recém-nascidos acompanhados ao longo do estudo. As informações serão disponibilizadas em um banco de dados mundial com sede na Austrália.

Esperança para os pais
Pais que têm filhos com câncer e não sabem o motivo do aparecimento da doença estão esperançosos com os resultados da pesquisa no futuro. "Pode ser do ambiente, pode ser da alimentação, mas ninguém tem como afirmar da onde veio", conta José Amarildo, pai de uma paciente do Boldrini.

Rosemary Pereira é mãe de um menino de 2 anos e sente alívio em saber que a pesquisa pode ajudar na prevenção. "Pra diagnisticar precoemente e, de repente, achar a cura do câncer e evitar no futuro uma doença tão triste", afirma.

Portal G1

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001