Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Mogi das Cruzes teve 464 vítimas do câncer de mama em 16 anos

Você está localizado em: Home » Notícias » Mogi das Cruzes teve 464 vítimas do câncer de mama em 16 anos



16/10/16

No mesmo período foram 116 mortes pelo câncer de colo de útero.
Campanha Outubro Rosa oferece exames sem pedido médico.


O câncer de mama fez 464 vítimas em Mogi das Cruzes entre 2000 e 2015, conforme mostram os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do município. O balanço indica ainda que cidade teve 116 mortes em decorrência do câncer de colo de útero no mesmo período.


Com o objetivo de divulgar, prevenir e diagnosticar casos de câncer precocemente, Mogi aderiu à Campanha Outubro Rosa, que é realizada durante todo o mês de outubro. A iniciativa promove palestras e permite que as mulheres façam exames preventivos sem pedido médico.

Câncer em Mogi

Em 2000, 18 mogianas morreram por causa do câncer de mama. Na época, a cidade tinha uma população feminina de 167,6 mil. Foram 10,74 mortes para cada 100 mil mulheres. No ano de 2015 foram 35 óbitos em uma população de 210,8 mil. Foram 16,60 mortes a cada 100 mil mulheres.

Já o câncer de colo de útero provocou 12 mortes em 2000. Foram 7,16 mortes para cada 100 mil mulheres. Após 15 anos, o índice é de 3,79 mortes para cada 100 mil mulheres.

O ano de 2009 foi o que mais registrou mortes pelo câncer de mama. Ao todo, 44 casos. No ano seguinte, Mogi das Cruzes adotou a Campanha Outubro Rosa, que conta com uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Saúde.

Campanha

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha "Mogi Pensa Rosa o Ano Todo" busca facilitar o acesso das mulheres aos exames que ajudam a prevenir ou detectar as duas doenças. Por isso, durante o mês de outubro as mulheres poderão fazer exames de Papanicolau e mamografia sem pedido médico.

As interessadas devem buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e solicitar o agendamento. Mulheres com vida sexual ativa, em qualquer idade, que não tenham feito o Papanicolau nos últimos 12 meses devem se submeter ao exame. Já a mamografia é direcionada para mulher com idades entre 50 e 69 anos.

Ainda durante a Campanha, Mogi promove diversas ações. Na terça-feira (18), funcionários da rede de saúde devem vestir rosa em toda a cidade. Já na quinta (20), às 11h, o Hospital Municipal recebe uma palestra sobre o câncer de mama e de colo de útero, além de abordar informações sobre doenças sexualmente transmissíveis. A atividade volta a ser realizada no dia seguinte, às 9h, no Ginásio de Jundiapeba.

No dia 24 de outubro, a sede da Secretaria de Saúde recebe uma palestra para conscientização da doação de cabelos. A atividade começa às 10h30. No dia 25, o Programa Municipal de DST/Aids dará orientações sobre o tema no Largo do Rosário, das 9h30 às 12h30. O câncer de mama volta a ser assunto na Unidade Clínica Ambulatorial (Única), no dia 26. O doutor Adriano Baeta abordará o tema a partir das 9h.

Corrida de rua

Além das atividades, Mogi deve promover uma corrida de rua que ainda não teve sua data definida. A ação deve mobilizar os moradores sobre o combate ao câncer de mama e o de próstata. Para participar, é preciso doar uma lata de leite em pó ou de suplemento alimentar.

Mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa podem ser obtidas pelo Sistema Integrado de Saúde, através do telefone 160. A ligação é gratuita.

Fonte: G1

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001