Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Radioterapia após cirurgia de câncer reduz pela metade recorrência da condição

Você está localizado em: Home » Notícias » Radioterapia após cirurgia de câncer reduz pela metade recorrência da condição



20/10/11

Radioterapia após cirurgia de câncer de mama reduz pela metade risco de recorrência da condição durante dez anos . É o que aponta estudo sobre os efeitos da radioterapia realizado com mais de 10 mil mulheres que fizeram a cirurgia de conservação da mama - que remove apenas a parte do seio tomada pelo câncer. Levantamento aponta ainda que o procedimento reduz em cerca de 16% risco de morte por câncer de mama nos 15 anos seguintes.

"Algumas pessoas têm se perguntado se a radioterapia é realmente necessária para todas as mulheres depois da cirurgia de conservação da mama. Os nossos resultados identificam vários grupos de mulheres para os quais a radioterapia é um elemento importante para salvar suas vidas", observa a professora Sarah Darby, da Unidade de Serviço de Ensaio Clínico da Oxford University, que completa: "para alguns outros grupos de mulheres, os benefícios absolutos da radioterapia são mais moderados".

A radioterapia é utilizada para matar quaisquer pedaços microscópicos de tumor deixados após a cirurgia para reduzir as chances de o câncer voltar ou de se difundir para mais lugares do corpo.

Darby explica: "Sempre que possível, as mulheres com câncer de mama são tratadas com cirurgia. A cirurgia pode ser a mastectomia (a remoção da mama por completo) ou a cirurgia de conservação da mama. No momento, as orientações são de que todas as mulheres que fizeram a cirurgia de conservação da mama façam a radioterapia. Para as mulheres que fizeram a mastectomia, a radioterapia seria necessária somente se a doença tivesse se espalhado pelos gânglios linfáticos nas axilas".

O estudo do Early Breast Cancer Trialist's Collaborative Group (EBCTCG) reúne as histórias de todas as mulheres que participaram nos 17 ensaios de radioterapia depois da cirurgia de conservação da mama. Os resultados foram acompanhados por uma década, em média.

A redução na recorrência do câncer é vista claramente dentro do primeiro ano após a radioterapia e permanece durante a primeira década. Cerca de 10 anos após o diagnóstico de câncer, 35% das mulheres que não fizeram radioterapia tiveram uma recorrência, em comparação com apenas 19% das mulheres que fizeram radioterapia.

O efeito da radioterapia sobre as mortes por câncer de mama leva mais tempo para aparecer. Mas, cerca de 15 anos depois do diagnóstico de câncer de mama, 25% das mulheres que não fizeram radioterapia haviam morrido devido ao câncer de mama, em comparação com 21% das mulheres que haviam feito radioterapia.

Os pesquisadores mostram que a radioterapia não tem efeitos adversos sobre as mortes por todas as causas durante o período de 15 anos.

Apesar de os pesquisadores notarem que muitos aspectos do tratamento do câncer de mama mudaram durante o tempo desde que a pesquisa foi iniciada, saber sobre os benefícios a longo prazo da radioterapia para as mulheres com câncer de mama ainda ajudará a guiar o tratamento futuro.

O estudo observou quais mulheres obteriam os melhores benefícios. Embora as reduções proporcionais no risco de recorrência do câncer e de mortes variassem pouco entre as mulheres dos diversos grupos, aquelas que já estavam em baixo risco conseguiriam menos benefícios a partir da radioterapia.

Darby exemplifica: "Uma mulher com mais de 70 anos, com um tumor pequeno, de baixo grau e ER positivo que está tomando taximofeno terá apenas um pequeno benefício absoluto da radioterapia. Em contraste, uma mulher com cerca de 40 anos, com um tumor maior, de alto grau e ER positivo que está tomando o taximofeno terá um benefício absoluto muito maior a partir da radioterapia. Para ambas as mulheres, o benefício proporcional é o mesmo".

Fonte: Isaude.net

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001