Digite a senha



Digite a senha



O que deseja fazer?



Recuperação de senha



Área do aluno

Sexo oral pode ser o maior causador de câncer na garganta do que álcool e cigarro

Você está localizado em: Home » Notícias » Sexo oral pode ser o maior causador de câncer na garganta do que álcool e cigarro



27/02/13

Na última década, estudos apontaram uma grande relação entre cânceres de orofaringe, especialmente na garganta, com o vírus da DST (doença sexualmente transmissível) papilomavírus humano, ou HPV. Isso indica que a prática de sexo oral pode estar apresentando um maior risco de desenvolvimento da doença do que o álcool e o cigarro, por exemplo.

Segundo especialistas, a doença antigamente acometia em sua maior parte homens acima dos 50 anos que costumavam beber e fumar muito. Hoje, é observado que esse perfil mudou para jovens, homens ou mulheres, de 30 a 40 anos que praticam sexo oral sem proteção e possuem vários parceiros casuais.

Só em São Paulo, cerca de 50% das pessoas diagnosticadas com câncer de orofaringe foram infectadas simultaneamente pelo HPV. Os médicos acreditam que em torno do ano de 2020, o vírus será o principal agente causador da doença, desbancado o álcool e o tabaco. Os especialistas alertam que a melhor maneira de evitar o contágio é por meio da vacina contra o HPV e a mudança de comportamento, como fazer sexo seguro e restringir os parceiros.

Fonte: O Povo Online

Notícias relacionadas


Newsletter

Preencha seu e-mail e receba as novidades do OncoExperts em seu e-mail!

© 2009/2024 - Oncoexperts: Todos os Direitos Reservados

O conteúdo deste site tem objetivo estritamente informativo. Em hipótese alguma substitui a consulta ou tratamento médico e fisioterapêutico.

Em caso de dúvida, procure seu médico ou fisioterapeuta.

Endereço: Rua Afonso Celso, nº 19 - Vila Mariana - CEP: 04119-000 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2659-7001